Atenção artistas! “Convidatória” para exposição
Para lembrar os 60 anos do golpe civil-militar e seus desdobramentos no Brasil, relacionando-os ao contexto de diferentes regimes ditatoriais da América do Sul, abrimos inscrições gratuitas para o envio de trabalhos em atendimento ao edital e convidatória “Continuamos…”
O edital é aberto a artistas residentes em toda a América do Sul.
Acesse o edital aqui
Siga a exposição nas redes sociais
Exposição “Terra Incógnita – 60 anos”
No dia 05 de dezembro de 2023, entrou em cartaz a exposição “Terra Incógnita – 60 anos“, com proposição, pesquisa e expografia sob responsabilidade da Professora Tânia Bloomfield, do curso de Artes Visuais (DeArtes).
Conforme explica a proponente, a exposição “é um trabalho processual em poética, orientado pela reflexão sobre as territorialidades implicadas na circunscrição espacial de três países da América do Sul por onde passei, desde que nasci: Brasil, Argentina e Chile. Envolve, portanto, uma territorialidade subjetiva de fronteiras incertas”. O trabalho também está inserido na programação do evento interssetorial intitulado “60 anos do golpe: memórias, lutas e resistências”, organizado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design, Setor de Ciências Humanas e Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, cujas atividades ocorrerão em 2024.
A abertura de “Terra Incógnita – 60 anos” ocorrerá no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade), e a exposição ficará em cartaz no Museu de Arte da UFPR – MusA (R. XV de Novembro, 695) até o dia 1º de abril de 2024. Além da participação de professores da Universidade Federal do Paraná, a programação conta ainda com as contribuições de artistas, pesquisadores e professores de outras instituições.
Fonte: Setor de Artes, Comunicação e Design com informações do Musa
Acesse a galeria de fotos aqui.
Confira as próximas ações da exposição:
Dia 29.fev.24 | 18h00:
Performance da artista Marina Ramos (hall de entrada do MusA).
19h00 | 22h00:
Mesa-redonda “O invisível pode existir?”
Participantes: Leandro Franklin Gorsdorf; Luiz Gabriel da Silva; Miliandre Garcia de Souza.
Fechamento da exposição | 01.abr.24
18h00 | 18h30:
Performance da artista Eliana Brasil (pátio interno do prédio histórico da UFPR).
19h00 | 22h00:
Mesa-redonda “Resistir e não esquecer”
Participantes: Célio Luiz Pinheiro; Fabrícia Cabral de Lira Jordão; Felipe Prando e Milla Jung.